Conscientização ambiental é discussão de palestra da Semas na Seaster

Belém, 18/11/15 – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ministraram para os servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) a palestra “Importância do Descarte Correto” no auditório do órgão, na última terça-feira, 17.

A pedagoga Joecy de Freitas e a bióloga Mary Anne Gama, da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) da Semas, ministraram questões envolvendo os resíduos sólidos e a atuação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), respectivamente.

Joecy explicou as diferenças entre lixo orgânico e inorgânico, e abordou temas como o consumo e a troca desenfreada de aparelhos tecnológicos e as suas consequências, as formas corretas de tratar os resíduos sólidos e o desperdício de produtos descartáveis, energia elétrica e água nas instituições públicas.

Para a técnica em gestão do meio ambiente, cada cidadão deve mobilizar-se e fazer a sua parte na preservação do planeta, pois as próximas gerações irão precisar desses recursos naturais para sobreviver. “Acreditamos no que fazemos e lutamos pela educação ambiental. Isso nos motiva a trabalhar todos os dias”, ressaltou.

Na sequência, Mary Anne Gama apresentou o que é a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) – projeto que surgiu em 1999 pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo estimular os hábitos da educação ambiental na gestão pública – e discursou sobre uso racional dos recursos naturais e bens públicos, e a respeito da sensibilização e capacitação dos servidores.

O público participou e contribuiu com o desenvolvimento da palestra, trazendo exemplos de atitudes sustentáveis no cotidiano. “Eu tenho o costume de regar plantas no Portal da Amazônia. Algumas pessoas criticam minha atitude, mas regá-las me faz sentir bem”, disse Elizabeth Feitosa, assistente social da Seaster. Ao final do evento, foram distribuídos 400 copos e 300 garrafas de material plástico reaproveitável.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará