Segurança e meio ambiente são discutidos pela Semas, MPF e comissão dos Estados Unidos

Belém (16/11/15) – Mais de 50 especialistas na área ambiental, de instituições governamentais e não governamentais, participaram de um workshop para tratar de estratégias e metodologias de atuação de fiscais de meio ambiente, investigadores, policiais e procuradores (do Brasil) com especialistas dos Estados Unidos, na última sexta-feira, 13. O evento, que teve contribuição da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará.

Durante o evento, o titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, apresentou os resultados que o órgão tem alcançado até agora, destacando ações de combate ao desmatamento que vão desde a produção da Lista do Desmatamento ilegal (LDI), disponibilização de ferramentas para acesso a Planos de Manejo de todo o Estado pela internet, até aquisição de tecnologias de monitoramento da madeira através de chips e denúncia de desmatamento e outros crimes ambientais pelo celular, através de um aplicativo.

Entre os participantes, também estiveram presentes o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo; a Assessora de Inteligência da Semas, Beatriz Silveira; e a Corregedora Rosângela Wanzeller, representando a pasta de Meio Ambiente do Estado. Dentre os representantes do Ministério Público Federal estiveram presentes o Subprocurador-Geral da República, José Bonifácio de Andrada; o Procurador da República no Pará, Daniel Avelino; Nívio Filho, Subprocurador-Geral da República e a Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge. Também participou o Procurador da República no Pará, Bruno Valente.

Pelo Governo dos Estados Unidos estiveram presentes o representante do Departamento de Justiça, Divisão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rocky Piaggione; e do Serviço Florestal, Andrew Coirell e Philip Huff.

Também participaram representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Civil, da Polícia Federal, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, do Instituto Florestal de São Paulo, e do GreenPeace.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará