México e Estado do Pará fazem intercâmbio de experiências em gestão ambiental

Belém (13/11/15) – Uma delegação do governo do estado de Chiapas, no México, chegou a Belém na última segunda-feira, 9, para participar de um intercâmbio de experiências na gestão do meio ambiente. A comitiva foi recepcionada pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Luiz Fernandes Rocha, pelo Secretário Extraordinário para a coordenação do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Netto, e parte da equipe de desenvolvimento das ações do PMV.

No primeiro momento, o Secretário Adjunto de Gestão e Recursos Hídricos da Semas, Ronaldo Lima, fez uma apresentação do órgão ambiental para as autoridades. Durante a reunião, Ronaldo explicou aos visitantes as políticas públicas do Governo para o enfretamento do desmatamento no Pará. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Monitoramento e Desmatamento na Amazônia (PRODES) e Lista de Desmatamento Ilegal (LDI), foram algumas das ferramentas apresentadas à delegação mexicana.

Participaram deste primeiro encontro o Secretário de Meio Ambiente e História Natural (SEMAHN) do governo de Chiapas, Carlos Orsoe Morales Vazquez; o Subsecretário Florestal da Semahn, Ricardo Hernandez Sanchez; o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável e representante da Secretaria de Campo, Manuel Garcia Octavio de la Torre; e o chefe de Política Ambiental da Pronatura Sur A.C e membro da coordenação do Grupo de Trabalho dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) no México, Camilo Daniel Thompson Poo.

Durante a explanação sobre as políticas públicas voltadas para a gestão do meio ambiente, Luiz Fernandes afirmou que elas “têm tomado bastante tempo da gestão na área florestal. Fico feliz em ver o trabalho de vocês ser realizado aliado ao desenvolvimento, porque este, sem o meio ambiente, não existe. Uma coisa importante a destacarmos nessa gestão é a transparência, dos planos de manejo e de todas as ações, para que se tenha um melhor controle social. Nós vamos aprender muito com vocês”.

O grupo seguiu para Paragominas e participou, nos dias 10 e 11 de novembro, de uma programação que integra a visita de conhecimento. Oficinas e palestras sobre projetos e iniciativas privadas e governamentais estavam entre as atividades. As ações do estado, dos municípios, de ONGs e de sindicatos de trabalhadores rurais ligados à área do meio ambiente e do desenvolvimento econômico foram apresentadas no município.

Para Justiniano Netto, as experiências de intercâmbio são sempre salutares, pois permitem compartilhar aquilo que o Governo está desenvolvendo. “É gratificante ver que as políticas de gestão ambiental do estado do Pará estão atraindo interesse de outros governos nacionais e internacionais. Recentemente recebemos a visita de uma comitiva da Indonésia e do Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Mato Grosso, que desenvolveu um programa similar ao Municípios Verdes, que é o Municípios Sustentáveis”.

Já na tarde da última quinta-feira, 12, as autoridades mexicanas se reuniram com o titular da Semas para a assinatura de um Protocolo de Entendimentos, onde as duas partes se comprometeram a empreender esforços conjuntos e implantar uma troca de experiências nas áreas de gestão pública que ajude a lidar com a agenda global desafiadora de mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável.

Durante a reunião, os visitantes também puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura paraense, provando pela primeira vez o açaí tradicional, além de sucos e doces típicos da região.

Texto: Naiana Gaby (Semas) e Natália Mello (PMV)

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará