Semas discute possibilidade de adquirir Estação Virtual para controle do desmatamento

Belém (05/10/15) – Foi discutida na última sexta-feira, 02, a possibilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) adquirir, em curto prazo, a Estação Virtual, que disponibiliza imagens de satélite automatizadas das áreas florestais de todo o Estado do Pará,  inclusive com atualização do ano vigente. Atualmente, o órgão ambiental possui contrato para acesso apenas a imagens do ano do contrato, e para visualizar as do ano anterior ou alguma atualização do ano vigente, precisava fazer nova aquisição.

O interesse da Secretaria é acessar imagens das áreas cadastráveis do Estado, ou seja, daquelas onde já existe o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e das que podem e devem ter, para melhor controle do desmatamento no Pará. A empresa Imagem– Soluções de Inteligência Geográfica vai fazer um orçamento das imagens dessas áreas para que a Semas avalie o contrato.

A empresa também apresentou à equipe técnica da Semas e ao Secretário Luiz Fernandes Rocha, a utilização de novos aplicativos e ferramentas da plataforma ArcGis (que a Semas já possui), meio pelo qual são utilizados, criados e compartilhados mapas, cenas, aplicativos, camadas, análises e dados geográficos. De acordo com o Diretor de Geotecnologias da Semas, Vicente Sousa, o melhor uso do ArcGis vai potencializar os serviços da Semas. “Descobrimos funções do ArcGis que ainda não utilizávamos como a possibilidade de criação de aplicativos. Exemplo disso é poder criar um Sistema de Monitoramento do CAR, das atividades licenciadas pela Semas, tudo num só lugar”, avaliou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará