Servidores da Semas recebem Imagem Peregrina

Veja todas as fotos na Galeria

Belém (29/09/15) – A Imagem Peregrina de Nazaré foi recepcionada pelos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nesta terça-feira (29). O titular da casa, Luiz Fernandes Rocha recebeu a Santa, vinda da Basílica de Nazaré, das mãos da Guarda da Virgem, na esquina da travessa Lomas Valentinas com a avenida João Paulo II, de onde seguiu em procissão até a sede do órgão ambiental. A banda da Guarda Municipal homenageou a Imagem de Nossa Senhora com músicas religiosas e outras identificadas com o Círio.

Uma missa foi celebrada pelo padre Acir Conceição, ministro extraordinário da Basílica de Nazaré, com a participação do grupo Agnus, especializado em canções religiosas. Também partilharam desse momento os secretários adjuntos da Semas, Ellen Margareth e Thales Belo; diretores e demais servidores do órgão.

Na entrada da Imagem ao recinto da missa, foi entoado o hino Senhora da Berlinda, e a homenagem foi encerrada com a canção Nossa Senhora, do Roberto Carlos.  No ofertório, o momento foi marcado pela participação dos diretores da casa, que junto com um servidor de seus setores, entregaram rosas brancas à Santa junto com um objeto de trabalho, que simbolizou a entrega do serviço à Virgem, para que concedesse a bênção para aquele setor.

Na acolhida, momento em que é compartilhado um trecho das Escrituras Sagradas, o padre Acir destacou o milagre de Jesus na transformação da água em vinho num casamento, momento em que Maria deu uma orientação para que aqueles que serviam o vinho fizessem tudo o que Jesus mandasse para que o milagre acontecesse. “Da mesma forma, que possamos seguir a orientação de Maria, que é fazer tudo o que Cristo nos disser”, enfatizou.

O Secretário Luiz Fernandes fez a leitura de um trecho do livro de Ester, e também deixou uma palavra de agradecimento a todos os presentes pela participação nesse momento de celebração da fé. “Fico até sem palavras diante do que foi feito aqui. Tudo foi dito através dessa linda missa, e eu só tenho a agradecer. É um momento de fé que envolve a todos nós nesse momento que é o Círio”, declarou.

Para a Secretária Ellen Margareth esse momento transcende a posição de servidor. “É um sentimento que transborda, e fazer essa missa na Semas ajuda a despertar, dentro do nosso órgão, aqueles católicos adormecidos a voltarem a ter fé”, disse a Secretária.

Na avaliação da gerente da GTD, Andrea Monteiro, a celebração é um momento de renovação de fé, de agradecimento por bênçãos recebidas e a oportunidade para que servidores católicos da Semas confraternizem entre si. “Temos muitos servidores católicos que comungam dessa fé, então, é importante a vinda de Nossa Senhora de Nazaré para a Secretaria, de forma que podemos confraternizar juntos”, disse.

O evento teve a coordenação da Secretária Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologia, Ellen Margareth, com a equipe da Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira (DGAF), através da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD).

Estiveram presentes durante a celebração o Secretário Adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Segurança Pública (Segup), Claudio Jorge Lima; o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Pará, Riomar Firmino; a delegada da Segup Vera Tavares; o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Pará, Mauro Barbas; e a Secretária Adjunta de Gestão Administrativa da Secretaria de Administração do Estado do Pará, Maria Edilena Rocha.