Curso no Parque do Utinga é direcionado ao ecoturismo

Belém, 15/9/15 – A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), o curso de trilhas e caminhadas, que tem como objetivo capacitar pessoas com interesse de atuar na área de turismo ambiental. O encontro começou na segunda-feira, 14, e prossegue até sexta-feira, 17,  na sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no Parque Estadual do Utinga (Peut), em Belém. O espaço foi excepcionalmente aberto para este evento, mas continua interditado para melhorias.

Até o final deste semestre, a finalidade é alcançar outros 13 municípios do Pará. O público alvo são estudantes de turismo e profissionais interessados em conduzir turistas por trilhas e caminhadas. Integrantes da Semas orientaram os presentes sobre educação ambiental, fiscalização e licenciamento ambiental.

Sineide Wu, da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização de Gestão Ambiental (Diored), palestrou sobre a importância da educação ambiental na gestão de áreas de proteção ambiental e do necessário comportamento de respeito ao meio ambiente durante as caminhadas nas trilhas.

No decorrer do curso haverá exercícios práticos, como rapel ministrado pelo BPA, noções de sobrevivência em situações críticas e outras ações em área selvagem. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) também participam da capacitação.

Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará