Fiscalização combate extração ilegal de ouro no rio Tapajós em Itaituba

Belém, 03/9/15 – Uma fiscalização ambiental em área de extração de ouro no rio Tapajós foi deflagrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no município de Itaituba, no oeste do Pará, de 24 de agosto até 2 de setembro. O resultado da operação realizada em quatro Vilas e na sede do município apresentou apreensão equipamentos, autos de infração e Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). A ação conjunta envolveu também o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) e a Secretaria de Meio Ambiente de Itaituba.

A equipe de fiscalização da Semas, composta por dois engenheiros ambientais, Carlos Nobre e Augusto de Sousa, e o sociólogo Tarciso Costa, foram às Vilas do Farias, do Bom Jardim, do Raiol e a de São Luís do Tapajós, onde foram confirmadas a presença de balsas tipo ‘Chupão’ – adaptadas com mangueira de sucção –  e também foram detectadas, atendendo denúncias locais, dragas ancoradas – sem responsáveis por perto – em área de Unidade de Conservação urbana. Ainda foi realizada, dando continuidade a processos pendendes na Gerência de Recuperação de Áreas Degradadas (Gerad), da Semas, a fiscalização do lixão do município e do Hospital Regional de Itaituba.

Segundo o coordenador da operação, Carlos Nobre, em todas as Vilas foram encontradas ‘Chupão’ mas os responsáveis pelos equipamentos fugiram abandonando as balsas flutuando no rio. Na Vila do Farias foram encontradas três balsas e além de bateias, motor de partida e baterias também foram apreendidas duas armas com munições.

Na Vila de São Luís do Tapajós foram encontradas sete balsas abandonadas e vazias, sem equipamentos. Na Vila Raiol, quatro balsas ‘Chupão’ foram abandonadas pelos responsáveis e houve apreensão de motores de partida, alternadores, baterias e outros apetrechos. Na comunidade de Periquito, na Vila Bom Jardim, foi aplicado Auto de Infração administrativo a Clair Gomes de Oliveira, por extração ilegal de ouro e aberto um Termo Circunstancial de Ocorrência criminal pela Dema. A apreensão dos equipamentos foi consumada.

As dragas Carnaubinha, Jesus IV, Amárica, Fênix, Celestini, JDI e BLD, ancoradas na Unidade de Conservação de Itaituba foram autuadas por garimpo ilegal de ouro e por estarem em área protegida.

Motores, baterias, alternadores, ‘Chupões’, balsas, dragas, coletor de descarga e de ignição, bateias, além de roupas de mergulho, coletes salva-vidas, boias e máscaras de mergulho, que também foram apreendidos durante a operação, ficaram sob a responsabilidade da Secretaria municipal de Meio Ambiente de Itaituba, na condição de fiel depositário.