Ação contra desmatamento apreende madeira ilegal em Paragominas e Tomé-Açu

DSCN1889 (1) ? DSCN1887

Belém (02/09/15) – Mais de 2,9 mil metros cúbicos (m³) de madeira em toras e serrada sem origem legal foram apreendidos, nos municípios de Paragominas e Tomé Açu, nordeste do Pará. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) flagrou a atividade ilícita durante ação contra o desmatamento ilegal, de 12 a 29 de agosto. O volume das mais de 50 espécies madeira foi retirado de uma área maior do que 70 campos de futebol.

Quatro empresas foram fiscalizadas em Tomé-Açu e duas delas foram autuadas por terem mais madeira do que o saldo disponibilizado no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), além de ter estocado no pátio espécies de madeira diferentes do que haviam declarado no Sistema. No município, foram apreendidos mais de 800 m³ de faveira, roxinho, jatobá, louro, ipê, Guajará, cumaru, andiroba, amarelão e outras espécies. As empresas foram autuadas e serão suspensas no Sistema de Cadastros de Consumidores de Produtos Florestal (Ceprof) e, assim, impedidas de comercializar produtos de origem florestal.

Em Paragominas, foram apreendidos a aproximadamente 2,1 mil metros cúbicos de madeira das espécies angelim pedra e vermelho, copaíba e outras. A ação é resultado do trabalho da Diretoria de Fiscalização da Semas, por meio da Sala de Monitoramento Ambiental, que identificou falta de movimentação no Ceprof desde 2014 por uma madeireira. Uma equipe de fiscais, acompanhados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Grupamento Tático de Operações de Paragominas, foi ao local para averiguar se havia alguma movimentação física, quando constataram o ilícito ambiental.

Os trabalhos de fiscalização estão sendo intensificados na Semas desde o início do ano. Equipes das gerências de Fiscalização Florestal e da de Monitoramento Ambiental, da Semas, também realizaram  ações nos municípios de Santarém e Juruti, no Oeste do Estado, onde três empreendimentos foram encontrados com irregularidades

Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará