Operação Serra Azul apresenta primeiros resultados no combate ao desmatamento em Monte Alegre

DSC00452 DSC00331 (1) DSC00427

Belém, 10/8/15 – O combate sistemático ao desmatamento no Pará é o principal interesse do Projeto de Desenvolvimento Sustentável desenvolvido no município de Monte Alegre, na região Baixo Amazonas, batizado de Operação Serra Azul, iniciado em 20 de julho e encerrada a 1ª fase na sexta-feira, 7. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e as polícias Militar e Civil agem em conjunto envolvendo mais de 20 servidores e um aparato de cinco viaturas da fiscalização da Semas e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-bio) e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (Graesp).

Os primeiros resultados da operação indicam que foram validados 209 polígonos de desmatamento, com embargo de 2.063 hectares de áreas desmatadas dentro do bioma amazônico, equivalente a cerca de dois mil campos de futebol. Além das áreas embargadas, foi interditada uma serraria encontrada em uma das áreas desmatadas mapeadas, sem a devida licença de operação ambiental.

Segundo a diretora de fiscalização da Semas, Simone Linhares, os infratores responsáveis pelos desmatamentos, que foram encontrados, deram ciência no Auto de Infração e embargo da área desmatada aplicado pelos agentes de fiscalização. “Com essa autuação e penalidades, não será possível desenvolver nenhuma atividade econômica nessas áreas até a regularização ambiental. Os infratores não encontrados no momento da ação tiveram suas áreas embargadas e serão autuados administrativamente”, explica.

Durante a fiscalização também foi detectada pela Gerência de Monitoramento, da Fiscalização da Semas, a existência de uma fazenda irregular no interior da Floresta Estadual (Flota) Paru. O proprietário foi autuado e notificado a retirar, no prazo máximo de 30 dias, os 500 bovinos criados irregularmente dentro da Unidade de Conservação.

 

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará