Descentralização da gestão ambiental é foco de curso para licenciamento de postos de combustíveis

Belém, 31/07/15 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu na última quinta-feira, 30, o módulo teórico do curso de capacitação para técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém, região Baixo Amazonas, com o objetivo de qualificar os trabalhos destes profissionais, além de apoiar os municípios da região na descentralização da gestão ambiental.

Na primeira fase, ministrada pelos técnicos Elma Suelene e Vitor Cortinhas – engenheiros ambientais do Núcleo Regional de Santarém – foram apresentados conhecimentos e normas utilizadas pela Semas para o licenciamento das atividades dos postos revendedores de combustíveis, inclusive os flutuantes.

O curso também contou com a participação dos representantes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Uruará e Prainha. Uma segunda fase está agendada para o início de agosto. Nesse próximo módulo, que será prático, os técnicos farão uma vistoria nos postos de gasolina entre outras atividades.

A capacitação promovida pela Semas é direcionada para a descentralização da gestão ambiental. A ação trará benefícios como a redução da carga de pedidos de licenciamentos ambientais solicitados para a Semas e os empreendedores poderão solicitar a licença com mais facilidade nos seus respectivos municípios. Estima-se que a medida atingirá em torno de 70 empresas só em Santarém.