Educação ambiental é tema de palestra da Semas para professores de municípios paraenses

ed ambiental 2

Belém, 24/07/15 – Professores da rede municipal de ensino do Estado do Pará participaram de uma palestra sobre Educação Ambiental no Parque Estadual do Utinga (Peut), na última quinta-feira,23. Os educadores que fazem parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram recebidos por representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no auditório do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

O evento, realizado através de uma parceria entre a Semas e o curso de pedagogia da UFPA, promoveu palestras e debates com o objetivo de informar e tirar dúvidas dos profissionais da educação sobre a área ambiental. Políticas públicas a nível estadual, o papel da instituição e sua estrutura, leis ambientais, coletas de resíduos e reciclagem foram alguns dos temas colocados em pauta.

Estiveram presentes cerca de 45 docentes da Região Metropolitana de Belém e outros municípios do Pará, desde jovens até senhores, em busca de conhecimento e oportunidade de entender como funciona na prática a área da educação ambiental no Estado.

Para Joecy Barbosa, técnica da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), da Semas, o contato dos profissionais de ensino com os especialistas da Secretaria de Meio Ambiente foi muito importante por proporcionar uma troca de conhecimento, esclarecer perguntas dos pedagogos e apresentar os resultados atingidos e objetivos traçados pela Semas.

“Fazemos nosso trabalho não só como técnicos da gestão ambiental, mas acima de tudo como cidadãos. E o resultado foi satisfatório, pois era possível ver no olhar de cada um deles o quanto a palestra foi fundamental para todos”, avalia Joecy.

Também foram apresentados aos convidados um histórico de leis sobre questões ambientais, organograma da Diored com suas respectivas coordenadorias e gerências para facilitar o entendimento dos espectadores.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará