Saiba como vai ser o clima e o tempo nos principais balneários do Estado

Belém, 23/07/15 – Com a aproximação do fim das férias de julho os balneários do Estado são cada vez mais procurados por turistas e também por paraenses, que escolhem diversos destinos para aproveitar o verão com a família. Por isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh), faz uma previsão do tempo para os principais municípios escolhidos pelos banhistas. As previsões valem para o próximo final de semana, entre os dias 24 e 26 de julho.

Na região nordeste do Estado (Salinas, Marudá, Soure e Salvaterra), o tempo será ensolarado com algumas nuvens pela manhã, o que não vai atrapalhar os planos de quem for aproveitar umas dessas praias. No início da noite, entretanto, há a possibilidade de chuva rápida, mas a boa notícia é que apesar da chuva, as previsões são de noites mais ventiladas. As temperaturas oscilarão entre 22ºC, no início da manhã, e 32ºC pelo período da tarde.

Já quem estiver pensando em ir para Mosqueiro e Bragança é bom se preparar para chuva, já que a previsão é de céu nublado e trovoadas isoladas. O tempo estará assim por conta do aumento da umidade e também em função dos ventos estarem bastante intensos, com velocidade acima da média para o mês de julho. As temperaturas ficarão entre 23ºC no início da manhã e 31ºC de tarde, em torno das 15h.

Para Paulo Guimarães, meteorologista da Semas, essa época do ano é bastante propícia para que alguns balneários recebam forte influência marítima. “Isso acontece pois o vento que vem da água para a terra, quando se encontra com o calor da superfície, provoca a formação de nuvens, o que ocasiona a chuva rápida em alguns litorais do Estado”, explica o técnico.

Em Marabá e Conceição do Araguaia, na Região Sudeste do Estado, o céu estará limpo, sem nuvens durante todo dia e a noite, o que é uma ótima notícia pra quem está com viagem programada para aproveitar as águas do Rio Tocantins e do Rio Araguaia. O tempo seco impede a formação de nuvens e consequentemente de chuvas na região. A mínima em Marabá será de 19ºC e a máxima de 36ºC, já em Conceição do Araguaia as temperaturas vão variar entre 21ºC e 36ºC.

Quem decidiu passar o final de semana em Belém e região metropolitana, pode aguardar o céu ensolarado com algumas nuvens e a noite sem ventilação, com o tempo bastante abafado. Há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A máxima em Belém será de 33ºC durante a manhã e tarde.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará