Sistema de Monitoramento de Incêndio Florestal começa a funcionar este mês

Belém, 10/07/15 – Incêndios florestais poderão ser evitados no Estado do Pará a partir deste mês, com a implantação do Sistema de Monitoramento de Incêndio Florestal (SMI-Florestal) pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O Sistema, que envolve as Diretorias de Geotecnologias e a de Hidrologia e Meteorologia, vai fornecer captura de focos de calor para que o órgão ambiental saiba onde há índices de intensidade de calor. Com a identificação dessas áreas, será possível antecipar dados e evitar incêndios florestais com mais rapidez.

De acordo com o diretor de Geotecnologias da Semas, Vicente Sousa, o SMI-Florestal vai possibilitar o monitoramento de incêndios florestais que ocorrem principalmente no período conhecido como Verão Amazônico, época menos chuvosa no Pará. Os dados serão enviados a cada quatro horas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e serão tratados em laboratório quanto à intensidade. “É importante que haja as atividades de laboratório, mas também precisaremos retomar as ações de campo, por meio das brigadas voluntárias nos municípios onde há maior ocorrência de incêndios”, avalia Vicente.

A Semas também vai atuar com os dados de climatologia, produzidos pela Diretoria de Hidrologia e Meteorologia, para identificar os municípios dentro das faixas que são geradas pelo mapeamento de clima. Isso vai mostrar o mapeamento de escassez de chuva e onde podem ocorrer incêndios. Com isso, será possível prever os incêndios quase em tempo real.

O objetivo do SMI é permitir o acesso dessas informações pelo site da Semas, tanto aos órgãos vinculados à questão de incêndios (Corpo de Bombeiros, Brigadistas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Prefeituras Municipais) quanto à sociedade em geral, interessada em acompanhar essas informações. “Essas ferramentas poderão ser consultadas facilmente. Vamos alimentar o Sistema para que todos possam acompanhar aquilo que vamos desenvolver”, esclarece o diretor.

Programa – O programa já está instalado e disponibilizado no site da Semas, no mês em que é iniciado o período com maiores riscos de incêndios florestais.