Estados trocam experiências para evolução do Cadastro Ambiental Rural no Brasil

Belém, 10/7/15 – A Gerência de Planejamento Ambiental, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou do I Encontro de Integração com Estados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) encerrado na quinta-feira (9), em Brasília. Técnicos de 23 Estados e do Distrito Federal fizeram um balanço das ações do CAR e efetivaram troca de experiências para a evolução do trabalho com os imóveis rurais do Brasil. O Serviço Florestal Brasileiro promoveu o evento com ênfase ao Módulo Análise, ferramenta eletrônica que permitirá aos Estados fazerem o cruzamento das informações declaradas com outros bancos de dados, gerando alertas em sobreposições de imóveis e outras inconsistências nos cadastros.

O principal interesse do encontro foi assegurar o nível crescente de cadastramentos, com estímulo à troca de experiências entre os Estados. De acordo com as análises, 227 milhões de hectares já foram cadastrados, aproximadamente 57% da estimativa da área passível de cadastro no país.

De acordo com os organizadores, este momento é importante para os Estados perceberem como estão em relação aos outros, como podem adaptar as boas experiências para a realidade local e ainda, através do CAR, concretizar a implantação do Código Florestal.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, com objetivo de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará