Operação integrada fiscaliza lava jatos em Belém

Belém, 16/06/15 – Uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Polícia Militar, Polícia Civil e Centro de Perícias Renato Chaves, fiscalizou alguns lava jatos na Região Metropolitana de Belém (RMB) entre os dias 15 e 19 de junho. A intenção da ação fiscalizatória é, principalmente, a proteção dos recursos hídricos a fim de educar, orientar e desenvolver uma cultura de preservação com a sociedade.

As atividades foram coordenadas pela Semas, através da Diretoria de Fiscalização, juntamente com a Equipe de Inteligência do órgão. Segundo Daniel Mendes, coordenador do Comitê de Monitoramento e Fiscalização da Semas, os empreendimentos que foram encontrados até agora sem a outorga, é grande. “Esse monitoramento aponta um grande número de lava jatos sem a autorização para o funcionamento, inclusive detectamos também que alguns dos estabelecimentos utiliza o recurso de água potável, o que é proibido”, explica.

Até o momento, segundo o balanço parcial, 15 lava jatos foram autuados pela Semas, e todas as infrações são por “Utilizar Recursos Hídricos sem a respectiva Outorga de Direito de Uso”, emitida pelo órgão ambiental. Durante o primeiro dia de monitoramento quatro autuações foram realizadas, três delas no bairro Batista Campos e uma na Cidade Velha. Já no dia 16, somente o bairro da Cremação somou cinco autuações. No terceiro dia de fiscalização, foram encontradas duas irregularidades no Marco. Entre os dias 18 e 19 de junho mais quatro empreendimentos foram autuados.

A fiscalização vai continuar durante os próximos meses. Na próxima segunda-feira, dia 22, todos os órgãos que participaram dessa força tarefa irão se reunir para fazer uma avaliação conjunta dos resultados obtidos durante essa primeira etapa. A intenção é monitorar e levar essa bandeira de sustentabilidade para todos os bairros de Belém, fazendo com que as pessoas e os empreendimentos ajudem a proteger ainda mais os recursos hídricos na capital.