Prefeitura de Prainha vai construir e reformar escolas e pontes com madeira apreendida pela Semas

Belém, 16/6/15 – A fiscalização florestal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) esteve no final de maio no distrito de Santa Maria do Uruará, no município de Prainha, região Baixo Amazonas, atendendo denúncias apontando que a empresa Santa Maria Madeiras Ltda, cadastrada na Semas com a atividade de desdobro de toras para madeira serrada estava praticando ilícitos ambientais.

Dentro da empresa denunciada foi encontrado 2.700 metros cúbicos (m³), sendo 400 m³ em toras e o restante serrada, que tinham sido doadas à defesa Civil para utilização na ajuda aos atingidos pela cheias dos rios Tapajós e Amazonas, depois de apreensão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no final de 2014.

A serraria está com o Cadastro Consumidores de Produtos Florestais (Ceprof), da Semas, suspenso a pedido da Delegacia de Maio Ambiente (Dema). Mas, segundo os técnicos da Semas, à distância de 300 metros da empresa foram constatadas 455 toras escondidas nos ramais, que somam 941,848 m³, sem identificação da cadeia de custódia, que impossibilita o rastreamento de propriedade do produto.

Outra denúncia indicou nova área com madeira depositada ilegalmente, confirmada pelos técnicos da Semas. Foram encontradas, no local, 170 m³ de madeira em toras e um lote de madeira serrada sem possibilidade de identificação do proprietário.

Os Termos de Apreensão foram lavrados e a prefeitura municipal de Prainha ficou como fiel depositário do material apreendido até conclusão do inquérito administrativo. As toras apreendidas são das espécies andiroba, angelim vermelho, cupiúba, ipê, jatobá, louro, maçaranduba, marupá, sucupira, cumaru, cedrorana, jarana, muiracatiara, araracanga  e outras, que serão doadas ao município para a construção e reforma de pontes, escolas, praças e demais necessidades locais.