Semas apoia Semana do Meio Ambiente em Vitória do Xingu

Belém, 12/06/15 – Atividades de Educação Ambiental como oficinas sobre resíduos, reciclagem e reutilização de materiais foram algumas das ações conduzidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para apoiar a Semana do Meio Ambiente em Vitória do Xingu, finalizada na quinta-feira,11, na sede e em quatro comunidades do município.

Dentro da proposta de inserção dos municípios nas políticas de meio ambiente do Estado, a Semas apoia Semanas de Meio Ambiente municipais, uma forma de garantir descentralização da gestão ambiental, explica a técnica em Educação Ambiental da Semas, Joecy Barbosa. “Atuamos não somente na sede do município, mas também na zona rural, e dentro desses espaços, realizamos palestras, oficinas. Foi interessante ver a atenção das crianças e até das senhoras com seus netos no colo, participando das atividades, incansavelmente, desde a manhã até a noite”, destacou Joecy.

A equipe da Semas e da Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu fizeram ações em quatro comunidades além da sede do município, onde as oficinas de criação de peças artesanais foram a principal atividade, por reaproveitar materiais que deixam de ser lixo ao meio ambiente e geram renda. Ao fim de cada dia nas comunidades, foi realizado um cinema ambiental para os estudantes das escolas e os moradores da localidade.

O evento foi finalizado com uma caminhada ecológica em Vitória do Xingu, com a participação das escolas e autoridades locais. Também foram entregues às comunidades rurais e aos produtores rurais mudas de açaizeiros e outras espécies nativas para recomposição de mata ciliar, de lado, rios e igarapés. Ainda no local, foram entregues Cadastros Ambientais Rurais realizados neste semestre no município.

Estiveram presentes o prefeito municipal de Vitória do Xingu, Erivando Amaral; o vice José Caetano; o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Darli Costa; o secretário de Administração, Joel Yamanaca; o secretário de Agricultura, José Pereira; o secretário de Saúde, Murilo Sousa; o presidente da Câmara de Vereadores, Benedito Castro, e o Procurador do município, Arnaldo Cruz.