Escolas estaduais realizam programação especial na Semana do Meio Ambiente

Belém (01/06/15) – As escolas estaduais se preparam para realizar diversas atividades relacionadas ao meio ambiente. Voltadas para os alunos, professores e a comunidade, as ações integram a Semana do Meio Ambiente, que é realizada em todo o Estado no período de 1° a 5 de junho.

Em Belem, a Escola de Ensino Estadual e Médio Magalhães Barata, no Telégrafo, realizará no dia 3 de junho, às 9h, oficinas e palestras voltadas para professores e alunos com a temática do meio ambiente. A ação tem como parceiros a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também desenvolve projetos na área, como o Programa Escolas Sustentáveis, que foi instituído em 2013 com o objetivo de tornar as escolas um ambiente voltado para a sustentabilidade, e o Horta Escolar, que se iniciou em 2013 em quatro escolas e deverá ser implantado em mais 126.

Houve preparação técnica e pedagógica para que as instituições recebessem o projeto, levada por técnicos da Coordenação de Ações Educativas Complementares (Caec) da Seduc e pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap).

“O Horta Escolar envolve professores, alunos e comunidade. Estamos trabalhando para implantar esse projeto em mais escolas, já fizemos uma licitação para definir a empresa que irá fornecer esses materiais para as próximas escolas que irão receber o Horta”, explica a técnica da Caec, Emily Silva.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Waldomiro Rodrigues de Oliveira, começou a programação antecipadamente e promoveu um mutirão ambiental neste sábado, 30, às 9 horas, com ações do Programa Mais Educação, esporte, lazer e direitos humanos, além de desenvolver o projeto Horta Escolar.

Vigia

A Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Vigia de Nazaré (EETEPA) realiza, de 1º a 10 de junho, uma programação voltada para os alunos do curso técnico de Meio Ambiente e a comunidade, com palestras, seminários, gincanas e oficinas temáticas. A I Semana Integrada de Meio Ambiente é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vigia.

Um dos destaques da programação serão os seminários que serão apresentados pelos alunos do curso de técnico em Meio Ambiente nos dias 1º e 2 de junho, às 15h30, a partir de um levantamento geral sobre vários temas relacionados ao meio ambiente, sob a coordenação do professor Lucival Júnior, responsável pela área técnica da escola.

O lixo urbano, a degradação ambiental dos mangezais de Vigia, ecoturismo regional, cidadania ambiental, vivência da população ribeirinha, alimentação e a qualidade da água serão os temas abordados pelos alunos do Ensino Médio Integrado. “Eles fizeram mais de mil entrevistas. Foi um trabalho muito interessante que será apresentado em forma de artigo e palestra”, explicou o professor.

Já os alunos do Proeja (Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos) aproveitarão as visitas às comunidades para apresentar um documentário geral sobre a situação ambiental da região. O levantamento histórico, geográfico e ambiental, com relatos de moradores, fotografias e vídeos da região, foi realizado nas comunidades de Maracajá, Vila das Barretas, Penha Longa, Porto Sal, Curuçazinho, Santa Rosa, Santa Maria do Guarimã, além dos bairros próximos à escola.

Segundo o professor, algumas áreas foram escolhidas por apresentarem degradação ambiental, como é o caso do Igarapé de Santa Rosa, que secou pela primeira vez. Outras guardam algumas curiosidades, como Maracajá, que possui excelente qualidade da água, e Santa Maria, que abriga uma igreja de pedra histórica que pouca gente conhece.

“Foi um trabalho que a gente espera que traga resultados muito positivos para esses alunos, que tiveram um envolvimento muito grande com as temáticas e agora dispõem de um acervo bibiliografico gigantesco, coletado por eles in loco”.

Na programação, oficinas temáticas sobre produção de mudas, reciclagem inorgânica e fuxico serão realizadas nos dias 1º (às 14h) e 2/06 (8h e 14h). Ainda no dia 1º, às 15h, será realizada uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos no município de Vigia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vigia.

No dia 2, serão realizadas palestras sobre “Gestão ambiental consorciada nos municípios”, com Roberto Cavallero Macedo Júnior, às 9h, e “A natureza a ser preservada pelo caráter histórico e ambiental”, às 15h30, com José Ildone Favacho Soeira.

No dia 8, haverá uma coleta de óleo residual de fritura, na Feira Municipal de Vigia, e nos dias 9 e 10, as palestras Uso Racional no Ambiente Doméstico, Industrial e Tratamento de Água e Educação Ambiental como Instrumento de Conscientização Ecológica e Mudança de Comportamento, além de gincana ambiental e o I Forrotec, com apresentações culturais, venda de comidas típicas e sorteio de brindes.

Fonte: Agência Pará

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará