Biblioteca da Semas recebe doações de livros e atualiza acervo ambiental

biblioteca

Belém, 29/05/15 – A Biblioteca da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas),  passa a ter, a partir deste semestre, um acervo atualizado, com o recebimento de novos livros da área ambiental. As novas aquisições fazem parte do intercâmbio do órgão com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Núcleo de Meio Ambiente (Numa) e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Agência Nacional das Águas (ANA).

Entre as novas publicações adquiridas, destacam-se alguns exemplares como Cuidando das Águas: soluções para melhorar a qualidade dos Recursos Hídricos; Socioambientalismo e novos direitos; Zoneamento-Ecológico Econômico da área de influência na Rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém); Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos; Contabilidade Ambiental: ferramenta para a gestão da sustentabilidade; Multa Ambiental: conflitos das autuações com a constituição e a lei; Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores; e Conjunto de normas legais: Recursos Hídricos.

Selecionar, pesquisar, tratar e disponibilizar a documentação e informação técnica na área ambiental, promover a disseminação dos serviços e produtos de informação ambiental disponíveis, serviço de intercâmbio entre instituições, catalogação e classificação dos documentos do acervo da Semas são algumas das atividades da Gerência da Biblioteca (Gbib) da Semas.

A Gbib faz pedidos de doações para instituições especializadas em meio ambiente, e para que isso ocorra, são feitas anotações dos periódicos relevantes para que sejam solicitadas doações atualizadas. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, com expediente externo de 8h às 16h. Os usuários têm prazo de até 10 dias para devolução dos livros emprestados.

Ascom Semas

 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará