Amostra do Sisflora 2 é apresentada à equipe técnica da Semas

Belém (26/05/15) – Amostra do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais 2, o Sisflora 2 – que irá aperfeiçoar o controle e a rastreabilidade de produtos florestais – está sendo apresentada, desde a última segunda-feira, 25, pela empresa Tecnomapas à equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes Rocha, e do Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo.

Durante a apresentação da empresa contratada para criar o Sistema, os gestores do órgão e a equipe avaliam modificações e alterações necessárias para o melhor funcionamento do produto. O Sisflora 2 baseia-se no georreferenciamento (localização geográfica) dos planos de manejo, onde cada indivíduo (árvore) terá uma coordenada de localização e utilizará chips – identificado por radiofrequência.

Os chips serão implantados na base das árvores a serem exploradas e nas toras de madeira, que saem da área de manejo autorizada para exportação, o que permitirá o controle da exploração dessas áreas através do rastreamento dos chips. O rastreamento não funcionará como um Sistema de Posicionamento Global (GPS), mas por meio da utilização de um leitor (tipo código de barras), para ter acesso às informações contidas no chip.

A necessidade da implantação do Sisflora 2 vem das exigências do mercado internacional, que pede a comprovação da autorização e da origem legal da madeira, para evitar que se compre produto florestal de área de proteção ambiental, terras indígenas, áreas exploradas ou desmatadas ilegalmente.

A previsão da empresa é fazer a entrega do produto para avaliação e testes da Semas em julho deste ano. Depois desse processo, o Sistema poderá efetivamente ser implantado pelo Governo do Pará, por meio da Semas.

Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará