Pará vai receber evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água

Belém, 05/5/15 – O Brasil vai ser sede do 8º Fórum Mundial da Água, que pela primeira vez será realizado no hemisfério sul do planeta. A edição será realizada em 2018, quando a capital Federal do país será a referência dos grupos de discussões de temas que norteiam os problemas e o uso racional da água no mundo.

Durante os dois anos e meio que antecedem a programação serão realizados 10 eventos preparatórios em sete capitais brasileiras e três capitais de outros países latino-americanos. O Pará deverá ser um dos estados a receber o evento denominado “Rumo a Brasília 2018”, como representante da região amazônica.

O projeto foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 4, no Palácio do Governo, pelo governador do Conselho Mundial da Água, Newton Azevedo, que mostrou ao governador Simão Jatene as características das reuniões preparatórias realizadas nas cidades que ainda estão sendo selecionadas.

“O importante é que esses eventos preparatórios tragam propostas inovadoras para o diálogo, melhorando o processo de discussão”, contou Newton Azevedo, que acredita ser um momento pertinente para se tratar o tema, diante dos problemas de abastecimento de água que o país está enfrentando.

Os eventos preparatórios serão realizados de outubro de 2015 a outubro de 2017, com uma semana de duração, cada um. São dias destinados tanto para a interação com o segmento, como pesquisadores, acadêmicos e lideranças de entidades que atuam no setor, como para a sociedade em geral, durante o Water World Fest, onde os temas são apresentados de forma lúdica, caracterizada por sua regionalização.

Para o governador Simão Jatene, o Pará não poderia ficar de fora da programação e o evento no Pará deverá abordar toda a região amazônica. “Vamos trabalhar a Amazônia, independente do país. Vai ser uma abordagem Pan-Amazônica e tenho certeza de que vai ser um dos melhores eventos do país. O Pará é a melhor síntese da Amazônia, na questão da problemática, da paisagem e da experiência humana. É um estado cercado por tanta água que os rios são considerados ruas. Essa cultura está tão entranhada na gente que muitas vezes a gente nem enxerga mais essas características que são tão nossas”.

“Compartilhando a Água” será o tema do próximo Fórum Mundial da Água, que é realizado a cada três anos. A última edição foi na Coreia, em abril deste ano.

Também participaram da reunião o chefe do Núcleo de Representação do Estado do Pará no Distrito Federal, Ophir Cavalcante Junior; o consultor do Conselho Mundial da Água, Paulo Furtado; e o secretário extraordinário de Estado para coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto.

Fonte: Agência Pará

]Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará