Decreto estabelece luto oficial pela perda de Dom Vicente Zico

Belém, 05/5/15 – A edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 5, traz o decreto assinado pelo governador Simão Jatene que estabelece o luto oficial, a contar de do dia 4, em memória do arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico. A publicação oficial “considera o justo reconhecimento pelo exemplo de vida dedicada à Igreja, a contribuição legada a todos os paraenses e, ainda a necessidade de expressar sentimentos de profundo pesar pela perda irreparável do ilustre religioso”.

Durante toda a manhã, admiradores do arcebispo emérito estiveram na Catedral Metropolitana de Belém para prestar as últimas homenagens a Dom Zico. Autoridades eclesiais também participam das solenidades, como o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que em sua página no Facebook expressou a admiração por Dom Zico. “Descanse em paz, grande trabalhador da vinha do Senhor, vá para junto do nosso Pai celestial e reze por todos nós…..”, descreve.

As missas de corpo presente estão ocorrendo a cada três horas. O governador Simão Jatene comparecerá ao velório no final da tarde. O superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, que também está participando das missas em homenagem a Dom Vicente, tocou ontem à noite na chegada do corpo à Catedral Metropolitana e durante a missa de corpo presente. Hoje, novamente, irá tocar o órgão da Sé na missa que será celebrada às 18h.

Aos 88 anos, Dom Zico vinha enfrentando complicações respiratórias que o deixaram bastante debilitado e provocaram sua recente internação em uma clínica da capital.

Fonte: Agência Pará

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará