Fiscalização flagra exploração florestal ilegal e produção clandestina de carvão em Mosqueiro

forno madeira motosserra

Belém, 29/4/15 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) atendeu solicitação do Ministério Público Estadual, nesta quarta-feira, 29, para fiscalização ambiental na comunidade de Caruaru, na ilha de Mosqueiro, em Belém. Denúncias de moradores indicaram exploração florestal ilegal e produção carvoeira não autorizada na localidade.

A ação conjunta contou também com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém, Delegacia de Meio Ambiente (Dema), Promotoria de Justiça de Mosqueiro, Batalhão de Polícia Ambiental e técnicos do MPE.

Os fiscais da Semas, César Platon e Célio Costa, e os demais parceiros na ação flagraram a atividade ilegal e apreenderam seis motosserras no local, carvão ensacado e madeira serrada das espécies sucupira e quaruba.

Segundo Platon, a equipe ainda destruiu dois fornos tipo “japonês”, prontos para a fabricação de carvão, com capacidade de produção mensal de 22 m³. “Um deles em plena combustão e o outro completamente carregado”, explicou o fiscal.

O promotor Mauro Mendes Almeida estava de posse de ordem judicial para doação sumária de todo o material apreendido, que será encaminhado para entidades cadastradas pelo juizado de Belém. O infrator evadiu-se do local.

Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará