Concurso sobre o clima mundial premia melhor fotografia com viagem a Paris

Belém (29/04/15) – Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e demais interessados podem participar de concurso internacional de fotografia com o tema “Clima, estado de urgência”, com o envio de duas fotos alusivas ao tema até o dia 4 de junho de 2015 para o e-mail concurso@afbelem.com. O concurso, promovido pela Aliança Francesa em parceria com a revista Courrier International, vai oportunizar a apresentação de trabalhos de fotógrafos amadores na ilustração de problemas climáticos bem como as mudanças percebidas e os efeitos nas vidas das pessoas.

Com esses trabalhos também serão mostrados retratos de possíveis iniciativas públicas e privadas na luta contra os efeitos nocivos destas mudanças. A partir disso, busca-se uma reflexão acerca dos desafios ambientais do mundo. O tema da competição ainda aproveita para antecipar a discussão da XXI Conferência sobre Mudança Climática (Paris Climat 2015), a qual a França sediará em dezembro.

Para a seleção local, os interessados devem enviar duas fotos de até 1 mega junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida para o email indicado. Assim, a Aliança Francesa de Belém faz uma seleção das fotos com destino à etapa mundial para competir com outras fotografias do mundo inteiro. O cartunista Biratan Porto e os fotógrafos Paulo Santos, Patrick Pardini, Bruno Pellerin e Adan Costa são os nomes confirmados para o júri local. Os 40 trabalhos selecionados mundialmente serão expostos em uma exposição que percorre as Alianças Francesas do mundo, e o vencedor ganha uma viagem de uma semana em Paris com tudo pago.

Em 2014, o vencedor da etapa local da Aliança Francesa de Belém, Adan Costa, teve seu trabalho selecionado entre os 25 melhores do mundo inteiro. As fotografias do paraense foram expostas na Cité Internationale des Arts de Paris e nas Alianças Francesas dos cinco continentes.
O regulamento está disponível em www.afbelem.com

Serviço:
Concurso Internacional de Fotografia “Climat, état d’urgence”
Período de inscrição: 14 de janeiro a 4 de junho de 2015
Envio de fotos: concurso@afbelem.com