Hemopa facilita adesão de pessoas com hemofilia ao tratamento preventivo

Belém (14/04/15) – Com a finalidade de manter e aumentar a adesão de pessoas com hemofilia ao tratamento profilático com o uso do fator, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) desenvolveu o “Programa de Descentralização do Atendimento no Tratamento da Pessoa com Hemofilia”. A ação pioneira integra o serviço da Coordenação de Atendimento Ambulatorial (Coamb) do hemocentro às Unidades Municipais de Saúde (UMS), garantindo qualidade de vida e o direito de pacientes com problemas sociais e econômicos ao acompanhamento mais adequado.

Data – Em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado na próxima sexta-feira (17), a Fundação Hemopa lança na quinta-feira (16) o Programa Fator Decisivo, iniciativa inédita em educação continuada da federação Brasileira de Hemofilia (FBH), em 14 hemocentros brasileiros que reunirá profissionais, familiares, cuidadores e pessoas com hemofilia, para assistir à palestra “Forma de Conviver coma Hemofilia”, às 9h, no auditório do Hemopa. Já no Dia 25, a equipe multidisplinar da Coamb, estará a partir de 8h, na Praça Batista Campos, com a ação “Construindo uma Família de Apoio. Junte-se a nós! Uma Abordagem Através da Atividade Física”, com pacientes, profissionais, familiares, em atividades informativas, lúdicas e sociais.

A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B). O tratamento profilático corresponde à reposição destes fatores no organismo, de maneira periódica e ininterrupta a longo prazo, iniciada antes ou após ocorrência do primeiro sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose).

Serviço: o ambulatório de pacientes funciona na sede do Hemopa, na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, de segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 17h. Alô Hemopa: 0800-2808118.

Fonte: Agência Pará

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará