Chuvas permanecerão intensas em algumas regiões do Pará este mês

Belém, 09/4/15 – A Sala de Situação de Monitoramento de Eventos Hidrológicos Críticos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), divulgou nesta quinta-feira (9), a previsão das chuvas para os próximos 15 dias no Pará. Segundo os modelos de previsão do Brasil, as chuvas vão continuar em todo o estado, com mais intensidade nas regiões da faixa centro-norte.

De acordo com o meteorologista da Semas, Paulo Guimarães, os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), do litoral paraense, Marajó, Baixo Amazonas e Tapajós estão entre os que apresentarão, na quinzena, os maiores índices pluviométricos no Pará. Guimarães orienta que “essas áreas terão índices entre 90 milímetros (mm) e 150 mm semanais, em média. Vale ressaltar que cada milímetro de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado”.

Ainda segundo o meteorologista, o principal responsável por esse quantitativo de chuva é o sistema meteorológico chamado Zona de Convergência Intertropical, que continuará atuando por todo o mês nas regiões citadas. O volume previsto de chuvas deverá manter ou superar a média histórica dos últimos 30 anos, em abril.

A Sala, além das previsões, faz o monitoramento diário do comportamento climático e informa aos setores produtivos, à defesa civil e à população em geral sobre a situação das chuvas em todo o estado.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará