Juliette Binoche é a estrela de “Elles”, no Cine Estação das Docas

“Elles”, dirigido pela realizadora polonesa Malgorzata Szumowska, é o filme que entra em cartaz no mês de abril na tela do Cine Estação das Docas. Com estreia confirmada para o dia 8 (quarta-feira), a produção conta a história de Anne (Juliette Binoche), uma jornalista da famosa revista Elle, que está escrevendo um artigo sobre prostituição entre estudantes universitárias.

“Elles” mostra a vida das duas garotas de programa, Alicja e Charlotte, e da rotina de outra mulher, enquanto mãe, dona de casa, esposa, profissional, seus hormônios e desejos. A jornalista Anne, que esperava encontrar dramas e conflitos, descobre liberdade, orgulho e autonomia nas garotas. Por outro lado, a violência física e psicológica pela prática da prostituição é o risco assumido nas conversas que detalham intimidades e taras de seus clientes.

A obra literária “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, foi fonte importante de inspiração para a criação do roteiro. Segundo a diretora, a ideia surgiu em uma conversa com a roteirista Tine Byrckel sobre jovens que se prostituem para pagar a faculdade. “Quem são elas? O que isso diz a respeito da nossa sociedade? A prostituição é a última fronteira da mulher que assume o total controle sobre seu corpo, incluindo o direito de vendê-lo? Ou é mais uma submissão feminina ao desejo que se paga em espécie?”, questiona.

A vigorosa vida sexual das garotas, em contraste com a frieza que regra Anna no campo afetivo, retira, pela condução narrativa, o véu da hipocrisia que envolve o tema. A investigação de Anna, em resumo, serve de estopim para a jornalista se redescobrir como mulher.

Serviço: “Elles”, de Malgorzata Szumowska. Com Juliette Binoche. Cor. 110 min. 16 anos.
Datas e horários:
08 (quarta-feira), às 18h e 20h30
09 (quinta-feira), às 18h e 20h30
12 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
15 (quarta-feira), às 18h e 20h30
16 (quinta-feira), às 18h e 20h30
19 (domingo), às 10h, 18h e 20h30

Ingressos: R$ 10,00 (com meia-entrada para estudantes)
Realização: OS Pará 2000 e Secretaria de Estado de Cultura (Secult)

Fonte: Agência Pará

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará