Preservação da Água é foco de palestra da equipe da Educação Ambiental da Semas

IMG_5838 IMG_5891 IMG_6998

Belém (25/03/15) – Preservação da Água foi tema de palestra da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Belém. A gerente Sineide Wu, da Educação Ambiental da Semas, e o arte-educador Márcio Eokin, foram os responsáveis pela programação iniciada com a apresentação e finalizada com uma caminhada ecológica no Parque Estadual do Utinga no último domingo.

Na palestra, a gerente Sineide falou dos usos múltiplos da água, que serve tanto para consumo humano como para a indústria, irrigação, navegação, fonte de lazer através dos balneários, pesca entre outros. Ela destacou os problemas em relação à poluição, resultante dos efluentes da mineração, dos rejeitos dos frigoríficos, lançamentos dos esgotos direto nos rios, ou por fertilizantes agrícolas e ainda advindos dos lixões. “Dentre todas as questões que abordamos, demos ênfase ao que pode ser feito preventivamente, que é o uso consciente da água, evitando o desperdício através de ações simples como evitar banhos demorados; desligar o chuveiro ao se ensaboar; não escovar os dentes com torneira aberta; verificar a ocorrência de vazamentos”, disse.

A gerente também reforçou que o cuidado de cada cidadão com as margens dos rios, não jogando lixo nessas áreas, e mantendo áreas próximas aos balneários sempre limpas são ações de combate à poluição.

O fechamento dessas atividades foi durante o último domingo, quando servidores do Sesc e suas famílias fizeram um passeio ecológico no Parque Estadual do Utinga (Peut). O passeio objetivou estimular maior contato com a natureza em trilhas da Unidade de Conservação, localizado na região metropolitana de Belém. No local houve treinamento funcional, distribuição de materiais educativos sobre a água, e apresentação de personagens lúdicos para explicar a importância desse recurso natural.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará