Viveiro de mudas de açaizeiros e coleta seletiva de lixo são destaques ambientais em Monte Alegre e Santarém

mudas

Belém, 24/03/15 – Um grande viveiro com mais de 60 mil mudas de açaizeiros, no município de Monte Alegre, e a coleta seletiva de lixo em seis bairros de Santarém são alguns dos resultados do trabalho de educação ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com as secretarias de Meio Ambiente desses municípios do Baixo Amazonas.

A Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), da Semas, está finalizando, até o final deste mês, os índices que apontam os progressos na área de educação ambiental para repassar aos referidos municípios um diagnóstico da realidade local. Com esses dados, os gestores ambientais municipais podem discutir com outros órgãos o apoio necessário à melhoria da gestão do meio ambiente.

Uma equipe da Diored esteve nos municípios de Monte Alegre e de Santarém durante cinco dias deste mês para dar continuidade aos trabalhos de planejamento da área de educação ambiental e descentralização da gestão ambiental, iniciados desde que os municípios receberam a habilitação para gestão ambiental municipal.

Os técnicos da Semas, Joecy Barbosa, Reinaldo Carvalho e Valdeci dos Anjos, deram apoio no planejamento e reformulação de leis ambientais de Monte Alegre. “Nosso trabalho foi basicamente dar apoio na organização dos trabalhos locais, na implementação e alteração da lei do Fundo Municipal Ambiental, da Política Municipal e de taxas, para que seja efetivamente ativado o Conselho Municipal de Meio Ambiente”, esclareceu Joecy.

Segundo ainda a técnica, quando a equipe chega a um município interessado na gestão ambiental, explica-se como é feita a descentralização da gestão municipal e da educação ambiental, para fortalecer as secretarias municipais de meio ambiente. Um levantamento das necessidades e o diagnóstico municipal definem o plano de ação.

No caso de Monte alegre, em uma visita anterior, a equipe fez um plano de ação da educação ambiental do município e este mês foi acompanhar, fazer o monitoramento das ações e avaliar o que está se desenvolvendo na localidade. “A gente deu suporte na questão da implementação das ações de educação ambiental, desde a capina do viveiro de mudas, que é o carro-chefe das ações, e hoje já foram entregues mais de 60 mil mudas só de açaí”, comemora.

O secretário de Meio Ambiente de Monte Alegre, Cid Bahia, considera que a atuação “ajuda o meio ambiente e serve para melhorar a alimentação dos ribeirinhos, além de recompor as matas ciliares dos igarapés, da nascente do rio e da própria frente da cidade de Monte Alegre, onde pretende-se recompor toda a área de mata ciliar.

Além do viveiro, estão em desenvolvimento outras atividades como o combate ao desmatamento, antes um dos municípios que mais desmatava, um trabalho feito em parceria com a Unidade regional (URE) de Santarém.

Santarém – No município de Santarém, o processo de fortalecimento da gestão municipal da educação ambiental é de apoio à elaboração das ações de planejamento. A cidade está implementando a coleta seletiva de lixo em seis bairros locais, fruto do trabalho das ações de educação ambiental, em parceria com demais setores da sociedade, ONGs e apoio internacional de uma instituição alemã. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), também está sendo implementada nos órgãos públicos municipais.

As informações coletadas sobre os municípios serão colocadas à disposição dos gestores juntamente com os índices calculados sobre, por exemplo, a quantidade de mudas, o número de pessoas atendidas e outros dados transformados em relatórios, para o monitoramento das práticas ambientais desenvolvidas no local pesquisado. Esse trabalho compartilhado é fundamental. Durante 2015, as 12 Regiões de Integração do Pará serão atendidas pela Semas.