Encontro treina licenciamento ambiental para atividades que envolvam óleos lubrificantes

Belém, 26/01/15 – Um Encontro Estadual sobre Logística Reversa de Óleos Lubrificantes ocorrerá no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no Parque Estadual do Utinga, na sexta-feira (30), das 13h às 17h. A finalidade do evento é oferecer treinamento na produção, comercialização, refino, licenciamento e logística reversa do óleo lubrificante a técnicos da Semas, de secretarias municipais de meio ambiente, órgãos e empresas afins, que trabalhem com análises desses projetos. A Semas, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e o Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais (Sindirrefino) promovem o encontro.

A logística reversa de óleos lubrificantes refere-se ao retorno de produtos, reciclagem, reuso de materiais, disposição do resíduo e outros itens da atuação, que abrangem a atividade. O Encontro segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS), da Presidência da República, e resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Na mesa de abertura estarão presentes representantes da Semas,  Lúcia Porpino; do Sindirrefino, Walter Françolin e José Alberto Santos; da Abema, Carmem Níquel; e  do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Pará (Sindirepa), André Fontes.

A programação prevê explanações do Sindirrefino, com destaque para a produção e comercialização de óleo lubrificante acabado e ainda a logística reversa de óleo lubrificante e a atividade do rerrefino. As orientações sobre as diretrizes para o licenciamento ambiental das atividades ligadas a óleos lubrificantes estarão a cargo da Abema.

Ascom Semas

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará