Escola de Cinema de Cuba terá provas em Belém

Tem interesse em estudar Cinema e TV em Cuba? Estão abertas até o dia  7 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2015/2018 da Escola Internacional de Cinema de TV de Cuba no Brasil (EICTV). As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de março, em cinco cidades:  Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).

São oferecidas oito especializações:  Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Dcumentário, Edição e TV e Novas Mídias.  Cada candidato deverá optar por apenas uma destas especializações.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de três anos. O início está previsto para setembro de 2015 e término em julho de 2018.

Para se inscrever o candidato deve ter idade entre 22 e 29 anos; pagar a taxa de inscrição de R$50 reais no dia da prova; apresentar carta de motivação, com no máximo 5 laudas, que justifique o interesse em estudar cinema. No caso de esta carta estar em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

O candidato também deve ter um portfólio com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros que tenha participado.

Cada candidato responderá duas provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte (14 de março). A comissão julgadora, então, realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 15 de março. Todo o processo é realizado em português. O material e a documentação dos selecionados são enviados, em seguida, para Cuba, para a EICTV. O Conselho Docente da EICTV faz a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

A Prova Específica será realizada entre 8h e 11h30 e a Prova de Conhecimentos Gerais, entre 13h30 e 16h, no dia 13 de março.

INSCRIÇÕES

As fichas de inscrição podem ser acessadas nos endereços www.eictvbrasil.blogspot.com.br e www.eictvpara.blogspot.com.br.

 

Fonte: DOL

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará