Fiscalização apreende e distribui mais de 15 toneladas de pescado na região do Lago de Tucuruí

peixes peixes 2 peixes 1

Belém, 25/11/14 – Mais de 15 toneladas de pescado foram apreendidas durante uma operação piloto de fiscalização realizada, desde o dia 11 até esta terça-feira (25), nos municípios do entorno do Lago de Tucuruí, na região sudeste do Pará. Também foram apreendidos uma caminhonete, um carro de passeio e um microônibus que faziam o transporte ilegal dos peixes e mais dois caminhões carregados de madeira ilegal.

A operação de fiscalização foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias municipais de Meio Ambiente de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Itupiranga e Novo Repartimento, além de integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Eletronorte/Eletrobras.

“Essa foi apenas a primeira fase da operação, que vai ser realizada em mais três ações até o final do defeso, em fevereiro de 2015”, explica Mariana Bogea, gerente da Área de Proteção Ambiental Lado de Tucuruí.

A demanda da ação de fiscalização partiu do próprio Conselho Gestor da Unidade. Em seguida, foi realizada a capacitação dos fiscais que atuariam na operação, com um curso no início de novembro, ministrado por Antônio Zildomar de Oliveira, agente ambiental Federal do Ibama de Tucuruí. Os membros do Conselho Gestor da Unidade também participaram de curso de capacitação.

O pescado apreendido durante a primeira etapa da operação foi doado para instituições que atuam na região: 600 kg foram doados à Casa de apoio do Hospital Regional e 50 kg para a merenda escolar, em Tucuruí; 13.800 kg doados ao Sesc, em Itupiranga; 600 kg para a Igreja Católica e à Evangélica, em Goianésia do Pará e outros 250 kg para a merenda escolar do município de Marabá. Os veículos apreendidos estão sob custódia dos respectivos municípios até que a Justiça defina a situação.

Ascom sema