Aprovada criação do monumento natural Atalaia em Salinópolis

atalaia dunas  atalaia

Belém, 21/11/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através de sua Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP), promoveu Consulta Pública, que aprovou a Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral no município de Salinópolis, região nordeste do Pará, na manhã desta sexta-feira (21), na sede da Câmara de vereadores do município.

Unidade do grupo de Proteção Integral denominada “Monumento Natural Atalaia”, tem por objetivo a preservação de sítios naturais raros ou de grande beleza cênica, cuja visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da Unidade, às normas determinadas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento.

A área da Unidade envolve dunas, restingas, manguezais, lagos, furos e praias do município, atingindo uma extensão de 256,10 hectares e parte de seu território está na fronteira com a praia do Atalaia. “O objetivo principal da criação é proteger parte desse litoral da expansão urbana e garantir a manutenção das espécies de flora e fauna residentes e migratórias, que utilizam a área para alimentação, refúgio e berçário natural durante a época de reprodução”, explica o diretor de Áreas Protegidas da Sema, Crisomar Lobato.

Segundo o diretor, a consulta pública é uma exigência legal que objetiva assegurar que as populações do entorno ou interior da área criada, organizações governamentais, ambientalistas e pesquisadores sejam informados e consultados sobre a criação da Unidade de Conservação.