Sema promove lazer ambiental para crianças de Benevides

IMG_7245

Belém, 04/11/14 – A equipe da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Revis), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), promoveu, no final de outubro, atividades de lazer ambiental para as crianças de três escolas municipais de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, localizadas no entorno da Unidade de Conservação. Cerca de 300 crianças participaram das atividades realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Benevides, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Exército Brasileiro.

Um dia de lazer e de aprendizagem sobre educação ambiental de forma divertida foi o principal objetivo da programação voltada às crianças. Os alunos foram divididos em grupos nas atividades de cinema ambiental, com o filme “RIO”; contação de histórias e lendas locais, tirolesa, falsa baiana, brincadeiras de roda e outras ações lúdicas, além de uma exposição de animais empalhados, levados pelo BPA, quando as crianças puderam ouvir sobre a importância de cada espécie para o meio ambiente e de sua preservação.

O “lazer ambiental” faz parte do projeto de educação ambiental do Revis, que está sendo implementado junto às escolas municipais Maria Flora, Maria Amélia e Gerson Peres, e da comunidade local, para a conscientização ambiental às populações que vivem próximo à Unidade de Conservação. O projeto foi iniciado no primeiro semestre deste ano, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente de Benevides, e da equipe de Educação Ambiental e Comunicação da Diretoria de Áreas Protegidas da Sema.

A professora Idelza Gurjão dos Santos, da Escola Municipal Maria Flora, considera que a atividade está sendo muito proveitosa tanto para os alunos, quando para os professores. “Tudo que está sendo desenvolvido agora junto às crianças vai ser muito útil para que no futuro nós consigamos realmente preservar a natureza, principalmente dentro da nossa comunidade”, disse. Segundo ela, as crianças já estão conseguindo se conscientizar sobre a questão ambiental, e já apresentam uma mudança de pensamento. “Eu creio que a semente está sendo plantada, tem que ser regada até crescer e produzir frutos”, concluiu.

Para Socorro Almeida, gerente do Revis, é de suma importância que as crianças entendam a importância de preservar a Unidade, pois elas serão agentes multiplicadores em suas comunidades. “É muito importante que se preserve a Unidade de Conservação que está ao lado das suas casas para que os recursos permaneçam durante muitas gerações”, explica.

991) 3184 3341