Marcada consulta pública para criação de unidade de conservação monumento natural em Algodoal

Algodoal 1 Algodoal 2

Belém, 03/11/14 – A consulta pública marcada para o próximo dia 18 de novembro na Associação de Pescadores da Vila de Algodoal, para Criação de um Monumento Natural nas dunas e restinga da Área de Preservação Ambiental (APA) Algodoal Maiandeua – incluindo o Lago da Princesa e o Lago Grande, este na comunidade de Fortalezinha – é o motivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Ecossistemas, da Gerência de Proteção à Flora e da Gerência da APA, ter realizado sensibilização dos habitantes locais, no final de outubro.

No período de segunda-feira (3) a quarta-feira (5), a equipe da Sema estará no município de Salinópolis para realizar sensibilização para criação de unidade de conservação na categoria Monumento Natural na ilha do Atalaia, nas dunas, restingas e um trecho de manguezais.

As oficinas de sensibilização realizadas na escola municipal da Vila de Algodoal abordaram a importância da proteção dos ecossistemas costeiros e que a criação de Unidade de Conservação é uma boa estratégia de preservação ambiental. Ofícios convites também foram entregues a instituições das Ilhas Algodoal e Maiandeua e da sede do município de Maracanã, região nordeste do Pará, para participação no evento.

Vestindo a camisa do projeto Proteção à Biodiversidade Aquática

A oficina na escola municipal marcou o encerramento das atividades do ano de 2014 do projeto Proteção à Biodiversidade Aquática. A arte da camisa foi produto de uma oficina realizada no final do ano passado, em que as crianças representaram através de desenhos o ecossistema manguezal – foram selecionadas partes de vários desenhos para compor a arte final.

Ao longo deste ano, foram feitas atividades de produção de mudas e plantio simbólico de espécies de mangue na Ilha de Algodoal, com a participação de comunitários e principalmente alunos. As ações contaram com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Segundo Maria Bentes, gerente de Proteção à Flora, da Sema, a entrega das camisas foi o ápice de um trabalho em conjunto, cuja parceria só vem se fortalecendo desde 2013, quando as gerências de proteção à flora e da APA executaram ações de proteção aos ecossistemas costeiros no local.