Final de semana do Círio terá tempo nublado

Belém, 09/10/14 – O Círio atrai milhões de fiéis para as ruas de Belém para acompanhar a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. Para que as procissões ocorram com tranquilidade, o bom tempo é indispensável para os romeiros. Segundo a Sala de Situação de Previsão e Monitoramento Hidrometeorológico, da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o final de semana da procissão religiosa será nublado.

Durante as manhãs, predomínio de tempo variando entre parcialmente nublado a nublado e em especial no domingo. Passada as primeiras horas da manhã, tendência de predomínio de sol com presença de nuvens, ventos moderados de leste/nordeste.

No período da tarde, o calor e a alta concentração de umidade, associados ao efeito de brisa, serão os fatores responsáveis pelo aumento da nebulosidade, o que deixará sensação de tempo abafado em suas primeiras horas, entretanto, no decorrer da tarde, previsão de pancadas de chuva de curta duração acompanhadas de trovoadas em áreas isoladas, principalmente na sexta-feira e no domingo.

As temperaturas máximas devem atingir 34 graus Celsius, já as mínimas ficarão em torno de 24 graus. Com relação às chuvas, o total esperado durante o final de semana do Círio, deverá ficar em torno dos 15mm a 20mm, o que significa que choverá pouco durante esses três dias.

No Círio fluvial, que ocorrerá no sábado, 11, a previsão aponta a maré com as medidas de 3.4 metros, no horário de 00h32;  0.2 metros, no horário de 08h45;  3.3 no horário de 14h02 e 0.5 metros no horário de 20h32. Isso quer dizer que no momento da procissão fluvial, a maré estará em processo de elevação, o que proporcionará uma boa navegação.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará