Projeto de Cooperação Financeira reúne Sema e Banco Alemão

DSC_0021 DSC_0028

Belém (08/10/14) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) reuniram na primeira semana de outubro para tratar de monitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental, eixos do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento no Estado do Pará (PPCAD/PA). Essa reunião faz parte do Projeto de Cooperação Financeira que o Governo do Estado do Pará e o banco alemão estão negociando desde abril deste ano, mês em que o Banco aprovou uma minuta de projeto apresentada pela Assessoria Técnica da Sema.

Depois de aprovada a minuta, uma missão do KfW veio a Belém para avançar nas negociações com o Estado e estabelecer um cronograma fixo de trabalho para os próximos meses. Um dos pontos deste cronograma é o desenvolvimento das linhas gerais do projeto, calçado no PPCAD/PA, cuja 2ª fase começa a operar de 2015 a 2017. Este foi o objeto da vinda da consultora Christiane Kunze, designada pelo KfW para apoiar este trabalho durante toda a semana passada, com a orientação de técnicos da Secretaria.

A expectativa é de que o Projeto de Cooperação Financeira “a fundo perdido” (ou seja, a título de doação, não-reembolsável) seja posto em operação já a partir de 2015, no valor global de 12,5 milhões de euros, que equivale a aproximadamente 36 milhões de reais.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará