Sema terá sistema de informações sobre recursos hídricos com portal de mapas aberto à população

Imagem sobre o Sistema Estadual de Recursos Hídricos

Belém (02/10/14) – Garantir o acesso à informação através de um sistema web de fácil utilização que forneça informações consistentes, atuais e organizadas sobre recursos hídricos de um Estado com 1,2 milhão de quilômetros quadrados é um dos principais desafios da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará que agora foi conquistado através de uma tecnologia que já faz parte do dia-a-dia milhões de brasileiros.

O lançamento do novo Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado do Pará (SEIRH-PA) ocorrerá no dia 03 de outubro, às 09h, no auditório da SEMA (Trav. Lomas Valentinas, 2717). Um dos diferenciais deste portal é a tecnologia de mapas que está sendo utilizada e que já é bem familiar por parte dos internautas: trata-se do Google Maps. Através de uma interface customizada sobre o conhecido portal, serão adicionadas camadas com mapas e informações sobre a hidrografia do Estado, a rede de monitoramento hidrometeorológico e empreendimentos outorgados no Estado do Pará.

O Estado do Pará avança na implementação de mais um instrumento da Política de Recursos Hídricos, pois o Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos é um dos instrumentos previstos no artigo 30 da Lei nº 6381/2001, e tem por finalidade a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão. O portal foi desenvolvido pela empresa Geoambiente, que tem vinte anos de atuação no desenvolvimento de sistemas de informação geográfica. A Sema acompanhou tecnicamente a execução deste trabalho, cuja contratação foi financiada pelo Programa Pará Rural.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará