Oficina em Marabá debate atualização do plano de prevenção e controle do desmatamento

Belém, 25/9/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Programa Municípios Verdes (PMV) realizaram uma Oficina para a atualização do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), este mês, na segunda fase da Rodada Regional de Marabá. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), representantes municipais e de entidades civis também participaram do debate.

Um relato do cenário de devastação da floresta no Pará foi apresentado pela Sema, que demonstrou que metade do desmatamento está vinculado ao processo especulativo em áreas protegidas e terras devolutas. Segundo a exposição, nessas áreas, a fiscalização tem ação limitada, e por isso, a nova abordagem tem sido a de bloquear qualquer forma de regularização, principalmente a fundiária. O uso da tecnologia para inibir o desmatamento, o ordenamento das cadeias produtivas associadas e o apoio aos produtores legais foram apontados como soluções para diminuir as agressões à floresta.

Integrantes do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estiveram presentes nas discussões.

Temas como o ordenamento territorial, fundiário e ambiental, o fomento às atividades produtivas sustentáveis, além de questões sobre o monitoramento e controle de desmatamento concluíram a oficina.