Relatórios de impacto ambiental de portos estão disponíveis no site da Sema

Belém, 18/9/14 – Os Relatórios de Impacto Ambiental (Rima) da Estação de Transbordo de Carga (ETC) de Rurópolis e do Tapajós já estão disponíveis no banner rotativo do site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O Rima é o documento que aponta as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) dos empreendimentos e da região em que serão construídas as estações.

O EIA é uma exigência legal feita ao empreendedor para que ele obtenha as licenças concedidas pela Sema,  que autoriza a execução das obras e o funcionamento do empreendimento.

As empresas Transportes Bertolini (Ruropólis) e Ciamport (Tapajós) vão receber cargas de grãos vindo principalmente da região Centro Oeste do país, em transporte rodoviário pela BR 163. Para o escoamento da carga com finalidade de exportação será utilizado a hidrovia Tapajós-Amazonas.

A situação social, econômica e ambiental das regiões onde serão implantados os terminais estão no estudo apresentado para análise da Sema, com a previsão dos prováveis impactos que o projeto poderá trazer ao meio ambiente e as medidas que devem ser tomadas para evitar, minimizar ou compensar os impactos negativos, ou aumentar os impactos positivos.

Depois da aprovação do EIA/Rima, serão analisados os pedidos das licenças de Instalação (LI) e Operação (LO) que permitirão construção e funcionamento dos terminais hidroviários. Essas licenças condicionam o funcionamento do empreendimento ao atendimento das medidas de controle ambiental recomendadas pelos estudos técnicos.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará