Plano Estadual é destaque na V Reunião do Conselho de Recursos Hídricos

20140910_101427  20140910_101311  20140910_101352

Belém (12/9/14) – O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-PA), coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta semana, a V Reunião Extraordinária do Conselho, que teve como pauta principal os Planos Estaduais de Recursos Hídricos. A abertura foi feita pelo titular da Sema, José Alberto Colares, que fez uma breve apresentação sobre a importância da gestão das águas no Pará, e a necessidade da implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, para que se tenha um Estado verdadeiramente sustentável. O cenário nacional no processo de implementação desses Planos foi exposto aos conselheiros pelo Secretário Substituto de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Marcelo Medeiros.

O Secretário do MMA apresentou os principais desafios para a implementação dos planos existentes bem como a importância da elaboração dos Planos para o avanço da gestão de recursos hídricos no Brasil. “Para fazer o Plano, precisávamos ter não só o apoio da Sema , mas também do conselho, então eu vim aqui para mostrar como será construído. Ele será concretizado a partir de uma contratação a ser feita diretamente pelo Ministério do Meio Ambiente, mas existe uma articulação muito estreita nossa com a Secretaria e também com o Conselho. Com esse apoio, deixa de ser um documento técnico e se torna Plano Estadual de Recursos Hídricos, a partir de uma resolução”.

Na oportunidade, o Secretário de Recursos Hídricos firmou o apoio técnico e financeiro que a SRHU/MMA dará ao  Pará para a elaboração do Plano Estadual. “Esse fato representará um importante avanço para as ações de planejamento e gestão de recursos hídricos no Estado”, avalia a Diretora de Recursos Hídricos da Sema, Verônica Bittencourt.  Nesta reunião, foi aprovada por todos os conselheiros a Moção nº 004/2014, referente à solicitação de apoio para a SRHU/MMA, assinada e entregue ao representante do Ministério.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará