Sema qualifica técnicos para o licenciamento ambiental

bndes 3 bndes 2 bndes 1

Belém, 4/09/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está promovendo cursos, em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp/UFPA), de 4 de agosto até 26 de setembro, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), repassados pelo Programa Fundo Amazônia. A finalidade é capacitar os técnicos da Sema para avaliação dos pedidos de licenciamento ambiental, nas diversas áreas de atuações que interferem no meio ambiente.

Oito módulos dividem o curso, temas como a avaliação de impactos ambientais de projeto de mineração, técnicas de avaliação, tratamento e disposição de resíduos sólidos industriais, estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental são abordados por professores de instituições de ensino superior. Os participantes são instruídos sobre legislação ambiental, processo de licenciamento ambiental, impactos ambientais da atividade de mineração, plano de monitoramento, tipos de riscos ambientais e demais tópicos da programação.

A técnica em ciências ambientais da Gerência de Licenciamento de Atividades Minerárias (Gemina), Bianca Cabral, que participou do curso Avaliação de Impactos Ambientais de Projeto de Mineração, avalia como positiva a sua participação. “É importante ter uma visão mais acadêmica no processo de licenciamento e análise”, ressalta.

Outra técnica da Sema, Paula Campos, esteve presente no módulo Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e considera que a abordagem utilizada nos estudos de casos específicos da mineração “nos fez visualizar alguns projetos que são analisados na secretaria”.

Obs: Acessar matéria também no site do Fundo Amazônia: http://www.sema.pa.gov.br/fundoamazonia/posts/noticia/45

Ascom Sema

(31) 3184 3341

 

 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará