Comunidades vão estabelecer regras à pesca na Reserva Pucuruí-Ararão

Belém, 05/9/14 – Quatro reuniões de discussão para elaboração do acordo de pesca a ser firmado entre as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Pucuruí-Ararão, localizada nos municípios de Tucuruí e Novo Repartimento, sudeste do Pará, foram realizadas em agosto com a participação de sete comunidades do local. A Reserva é administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Áreas Protegidas.

Gleidson Souza, técnico da RDS que coordena as reuniões, diz que acordo estabelecerá as regras para a pesca no local. “A partir do acordo, qualquer pessoa que vier pescar na RDS Pucuruí Ararão terá que seguir as regras que foram estabelecidas pelas comunidades”, explica.

Segundo o gerente da RDS, Sebastião Anísio, as discussões sobre as regras do acordo começaram em 2006 e em 2013, durante as reuniões do Conselho Gestor da Reserva, ficou acertado que a minuta do acordo seria apresentada no segundo semestre de 2014. Ele analisa como “muito importante a participação ativa de todos na discussão da minuta, pois essas serão as regras vigentes para a pesca dentro da área da Reserva após a publicação do acordo”.

Haverá também uma reunião intercomunitária e uma assembleia geral entre representantes de todas as comunidades para discutir as mudanças propostas durante as primeiras reuniões. O pescador da comunidade Ilha das Flores, Raimundo Brandão, vê a discussão como importante para avaliar se as considerações feitas pela comunidade em 2007 ainda são válidas. “Precisamos preservar o nosso pescado para que o recurso ainda exista por muitas gerações, esse é um direito nosso”, complementou.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará