Colhidos primeiros produtos do projeto Horta Escolar

Sem título Sem título2

Belém (04/9/14) – Já estão sendo colhidos os primeiros produtos do projeto “Horta Escolar”, desenvolvido pela gestão do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), localizado no município de mesmo nome, administrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Couve, alface, chicória, cebolinha e coentro já compõem o cardápio de algumas das escolas do entorno do Parque.

A implementação do projeto ainda está em sua fase inicial, com a construção de canteiros demonstrativos, levando ao aluno o incentivo à preservação ambiental e a hábitos alimentares saudáveis, diminuindo a resistência que alguns têm em consumir produtos como hortaliças e verduras.

Apesar de estar no início e ser direcionado às escolas do entorno da Unidade de Conservação, há interesses de participação de escolas localizadas na área urbana do município de Monte Alegre, onde duas unidades educacionais já foram beneficiadas com palestras e construção de canteiros na segunda quinzena de agosto.

“Tem se observado que as crianças gostam de trabalhar com a horta, atuando em todas as fases do processo de produção”, observa Elineuza Trindade, técnica da Sema. O entusiasmo da comunidade escolar e os bons resultados alcançados também tornam os alunos multiplicadores na comunidade onde moram, uma vez que levam para casa o que aprendem na escola, fazendo com que as famílias interajam no processo de mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.

O Pema é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com área de 5.800 hectares, que apresenta um complexo de serras, vales, cavernas, painéis de pinturas rupestres, além de sítios arqueológicos que serviram de base para estudos científicos sobre a ocupação da Amazônia. Para visitar o Parque é preciso ter autorização da Sema, e acompanhamento de guia.

 

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará