Conselhos Gestores de Reserva Biológica e Estação Ecológica recebem capacitação

reunião esec e rebio

Belém (03/09/14) – Os conselhos gestores da Reserva Biológica Maicuru (Rebio) e Estação Ecológica Grão Pará (Esec) receberam, pela primeira vez, capacitação oferecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A capacitação, realizada em agosto, teve como tema o papel do conselheiro, e discutiu como o conselho pode atuar de forma participativa na gestão das áreas protegidas. A capacitação ocorreu durante o primeiro dia de reuniões dos Conselhos Gestores, que aconteceram em Santarém.

Participaram da capacitação, no dia 19, os conselheiros representantes do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Jari, Conservação Internacional (CI), secretarias municipais de meio ambiente de Almeirim, Oriximiná, Alenquer e Monte Alegre, e as instituições indígenas e indigenistas APIWA, APITIKATXI, ECAM e IEPÉ.

No dia 20, a equipe gestora das unidades, com o apoio financeiro do Programa ARPA do Ministério do Meio Ambiente, realizou a 4ª reunião ordinária de conselhos das Unidades de Conservação que fazem parte da região da Calha Norte do estado do Pará. Neste encontro, foi criada a câmara técnica de Educação Ambiental que, além de trabalhar esta temática, tendo como base o Programa de Educação e Comunicação das Unidades de Conservação Estaduais da Calha Norte – PEDUC, também tratará da gestão compartilhada das unidades de conservação e outras áreas protegidas.