Projetos fortalecem a educação ambiental e a ocupação ordenada da orla estuarina em Óbidos

P1190244

Belém, 21/8/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) e da Unidade Regional (URE) de Santarém, está atuando desde segunda-feira (18) até sexta-feira (22), com o objetivo de fortalecer a educação ambiental na gestão do município de Óbidos, região Baixo Amazonas do Pará, com a continuidade de etapas do ‘Projeto Educação Ambiental como Instrumento Estratégico no Processo de Gestão Ambiental Compartilhada e Descentralizada: Contribuindo com a Construção de um Pará Sustentável’ e do Projeto Orla no  município.

Joecy de Freitas, pedagoga da Ceam, e Valdecy dos Anjos, integrante da URE de Santarém, estão no município de Óbidos – que está habilitado para exercer a gestão ambiental descentralizada e compartilhada – com a finalidade de realizar um levantamento das atividades práticas, ações, programas, projetos e experiências de educação ambiental desenvolvidas com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente municipal.

“Subsidiar a elaboração das ações de planejamento do Projeto e desenvolver mecanismos de fortalecimento da educação ambiental no órgão de gestão do meio ambiente no município e ainda contribuir para a integração de ações dos diversos setores envolvidos estão entre os principais interesses do trabalho desenvolvido”, explica a pedagoga.

Projeto Orla

Na mesma ação, também participam técnicos da Gerência do Zoneamento Ambiental (Gezam), da Sema, para realizar junto aos gestores municipais o nivelamento do Plano de Gerenciamento Integrado (PGI) da Orla Estuarina de Óbidos. O principal objetivo é viabilizar as políticas ambientais e contribuir na construção de projetos para execução de ações do uso sustentável de lazer, entretenimento, geração de renda e ocupação ordenada e harmônica do espaço da orla estuarina do município de Óbidos.

O técnico Pedro Paulo Ferreira, da Gezam, considera importante a execução de uma estratégia de socialização das informações entre os gestores municipais, a sociedade, poder público e entidades de classe na revisão do PGI. “A fim de que, a partir desse nivelamento, se tenha as bases para realizar alterações que porventura se façam necessárias, para que aconteça o avanço das etapas subsequentes do Projeto Orla, culminando com o momento de validação em audiência pública pela sociedade civil do município”, conclui.