Sema prepara índios para atuarem como agentes ambientais

DSC06076

Belém, 21/8/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Pará Rural, financiado pelo Banco Mundial, contratou a organização não governamental Equipe de Conservação da Amazônia para realizar a formação e treinamento de 30 indígenas da etnia Tembé, para atuarem em atividades de vigilância, proteção e gestão ambiental e territorial.

A primeira fase do curso para formação de agentes ambientais indígenas da Terra Indígena Alto Rio Guamá iniciou na terça-feira (19), no município de Capitão Poço, região de integração Rio Capim, e continuará até o dia 29 de agosto. A fase prática ocorrerá em uma aldeia indígena do rio Gurupi, de 4 a 14 de setembro.

O curso também apresenta parcerias com diversos órgãos como Ministério Público, Museu Paraense Emílio Goeldi, secretarias municipais, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, dentre outros, que estarão encarregados de passar conteúdos programáticos aos indígenas.

Após a formação dos agentes ambientais indígenas, a Sema, em parceria com os órgãos de governo – responsáveis pela proteção da terra indígena -, lideranças indígenas e agentes ambientais formados participarão de uma Oficina para elaboração do Plano de Proteção Ambiental e Territorial da Terra Indígena Alto Rio Guamá, que ocorrerá no período de 20 a 23 de setembro.

“A meta é o combate à exploração ilegal de madeira que ocorre há décadas na Terra Indígena Alto Rio Guamá”, diz a antropóloga Cláudia Kahwage, titular da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais, da Sema. Ainda segundo a gerente, essa Terra Indígena aloja um dos últimos fragmentos de floresta primária do nordeste paraense e é refúgio da maioria das espécies ameaçadas de extinção do Estado.

As ações estão relacionadas à execução do Projeto Conservação da Biodiversidade das Terras Indígenas do Pará executado pela Gerência de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Diretoria de Áreas Protegidas, da Sema.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará