Sema monitora praias e ilhas do rio Araguaia

Belém, 14/8/14 – Cerca de 500 pessoas acampadas, em julho, nas praias do rio Araguaia, na região da Serra das Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará, receberam orientações de educação ambiental da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que atua no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam).

Este ano, o Pesam firmou parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Secretaria de Meio Ambiente do município, para impedir a captura de quelônios na região e sensibilizar os turistas e pescadores sobre a importância da redução da quantidade de lixo gerado nos acampamentos. A iniciativa agradou turistas, banhistas e pescadores.

Em um percurso de 45 quilômetros, margeando o rio, foram visitados 25 acampamentos. Durante a operação ocorreram apreensões de duas tarrafas com medidas entre os nós das malhas inferiores ao permitido, proibidas para a pesca, e uma pistola calibre 22. “Flagramos dois acampamentos onde turistas estavam pescando com tarrafa de malhas inferiores a 50 milímetros. Conscientizamos os infratores e recolhemos o material”, afirmou o integrante da equipe de monitoramento, Marcus Tokuda.

A equipe orientava os acampados a recolherem os resíduos produzidos nos acampamentos, levar para a cidade e acondicioná-los em lixeiras urbanas. Para isso, houve distribuição de sacolas plásticas e panfletos com orientações relativas ao lixo. Os acampamentos foram cadastrados para controle do fluxo e ainda receberam informações sobre a importância da preservação dos quelônios da região.

Um questionário foi aplicado, e respondido pelos acampados, para identificar os destinos dos resíduos sólidos produzidos nas praias e ilhas da região. De acordo com relatório da equipe, 72% dos acampamentos visitados recolhem e levam o lixo para a cidade, 16% lançam os dejetos na água e 12% enterram no local os resíduos produzidos. A equipe catalogou 17 animais domésticos, entre eles cães e gatos. A principal sugestão dos entrevistados foi a implantação de coleta fluvial de lixo.

O gerente do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), Abel Pojo, considera que a ação vem apresentando resultados positivos. “Os relatórios do trabalho apresentam redução na quantidade de lixo gerado nos acampamentos e revelam mais colaboração dos turistas e banhistas com o meio ambiente”, informa.

Fonte: Departamento de Comunicação do Pesam

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará