Oficina promove troca de experiências sobre o CAR

DSC_0009 DSC_0011 DSC_0013

Belém, 31/7/14 – Nesta quinta-feira, 31, representantes dos nove estados da Amazônia Legal – Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins – iniciaram, em Belém, reunião para tratar da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na região, em Oficina de Troca de Experiências, para favorecer o cumprimento do Código Florestal pelos órgãos ambientais.

Na abertura, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Hildemberg Cruz, falou das expectativas dessa troca de informações, de forma a trazer, se necessário, a revisão dos processos que já estão em construção. “Queremos dividir nossas experiências com os Estados, e aprender também. Juntos, podemos mostrar ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) nossos avanços nessa área de forma a influenciar nas políticas ambientais do Governo Federal”, avaliou.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará é parceira, juntamente com o Programa Municípios Verdes (PMV), neste evento promovido pela Conservação Internacional (CI-Brasil). A programação é parte de uma estratégia da sociedade civil para promover as boas práticas entre os estados por meio do projeto Inovacar – uma plataforma criada para gerar dados sobre a implantação do CAR na Amazônia, para apoiar órgãos ambientais, universidades, instituições de pesquisa, agências de fomento e empresas.

O coordenador de Ordenamento Ambiental da Sema, Yvens Cordeiro, juntamente com o coordenador de Produção Sustentável, do Programa Municípios Verdes, Denys Pereira, expôs a experiência do Pará na integração de políticas públicas com o CAR. Secretarias de Meio Ambiente estaduais e de municípios do Pará, governo federal, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outros convidados estão presentes no evento, que encerra na sexta-feira, 01/08.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público, de natureza declaratória e obrigatório para todas as propriedades rurais do país. O cadastro eletrônico é coordenado pelo governo federal e tem a função de gerar informações sobre os imóveis rurais que permitam o controle, o monitoramento, o planejamento econômico e ambiental e o combate ao desmatamento.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará