Oficinas de pet e pinturas ecológicas marcam última semana de julho em Salinas

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Belém (29/07/14) – No último final de semana de julho em Salinas, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) alcançou mais de 300 pessoas em suas atividades de conscientização ambiental. Por dois dias, o grupo levou a algumas praias da localidade oficinas de pinturas ecológicas e de Pet para crianças, reaproveitando material plástico, a maioria garrafas de refrigerante e de água, para a confecção de brinquedos ecológicos. A ação foi feita em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis.

Brincadeiras e dinâmicas envolvendo a temática ambiental foram desenvolvidas com as crianças presentes nas praias. Os pais e demais visitantes também tiveram a oportunidade de receber informações sobre decomposição de resíduos (através de folderes) e ganharam sacolas para acondicionamento de lixo, durante a Blitz Ecológica. Os educadores tiveram o apoio de 40 crianças e adolescentes, os “bombeirinhos”, do Programa Escola da Vida, projeto do Corpo de Bombeiros.

Na avaliação da coordenadora da ação, Sineide Wu, a programação estimulou o interesse das pessoas pelo tema e gerou sensibilização dos visitantes, que agradeceram as instruções e as atividades lúdicas com as crianças. “Tivemos teatro de fantoches, performances teatrais para tratar do tema, e essas coisas mexem não somente com crianças mas com adultos também. Muitos deles nos agradeceram pelo trabalho que fizemos e nos garantiram ajuda na reprodução das informações recebidas. Também estamos muito contentes pela parceria com os ‘bombeirinhos’, que  são da própria comunidade, que receberam nosso treinamento e nos acompanharam na sensibilização da blitz ecológica”, pontuou Sineide.

O encerramento da parceria com o Programa Escola da Vida será no próximo domingo, 03/08, com os “bombeirinhos” e suas famílias na orla do maçarico, em Salinas.